Criar uma Loja Virtual Grátis




Partilhe esta Página



Total de visitas: 11536
Defeitos comuns nas instalações
Defeitos comuns nas instalações

Sobrecarga em tomadas

Os famosos “Ts” ou benjamim, acessórios para se ligar vários aparelhos em uma única tomada. Com certeza você usa ou já usou um destes aí na sua casa. Se for usado com bom senso não há mal nenhum em usá-los, o problema está em sobrecarregar nas tomadas, ligando muitos equipamentos em um só dispositivo, principalmente para o caso de aparelhos que consomem muita energia.

Fazendo isso, você pode provocar quedas nos disjuntores e até curto-circuito na sua casa. Portanto, bom senso no uso dos “Ts” – não exagere! Se não há outra alternativa em sua casa e não apresenta tomadas suficientes, está na hora de redimensionar o sistema elétrico. Para reparar os consertos, você precisará da ajuda de um bom eletricista.

Defeito1

 

Aparelhos queimados

No Brasil poucas residências respeitam a legislação quanto ao sistema de aterramento em sua instalação elétrica. É lei, mas poucas casas possuem o condutor de proteção, também conhecido como fio terra. A função dele é desviar o choque elétrico, provocado por um trovão, por exemplo, e evitar que seus aparelhos eletrônicos sofram dano.

Se você não possui aterramento em sua instalação elétrica, conte com o apoio de um profissional especializado.

Defeito2 

Choques em parede, tomadas ou torneira

Ao contrário do que boa parte da população acredita, não é normal levar pequenos choques ao se encostar em tomadas, torneiras ou até paredes de casa. Isto é um sinal de que pode estar havendo fuga de corrente em algum ponto da instalação elétrica. O motivo mais comum para este problema é a presença de algum fio desencapado ou instalações mal feitas.

Defeito3

A eletricidade que passa por este local defeituoso acaba saindo do circuito e correndo através dos materiais condutores da sua casa até chegar em algum ponto de escape. É aí que você toma o choque.

Existe um teste simples que para verificar se há um ponto de fuga de corrente: desligue todas as chaves da caixa de distribuição e espere pelo menos 15 minutos. Passado este tempo, verifique o seu relógio de luz. Se o disco continuar a rodar, há um problema entre o medidor e a distribuição interna da casa.

Defeito3.1

Para outra verificação, retire todos os aparelhos das tomadas. Se o disco continuar rodando, então o problema está em algum circuito elétrico da casa.